quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Seria eu um feliz mandacaru



Estava eu rumando pela estrada que era desbarrocada e sem destino. Cansada com meus pés rachados da poeira e das pedras daquelas paragens. Ia apressada com minha lata de água na cabeça, peso morto, que machuca.

Machuca mais quando penso nos porquês. Por que eu não sou aquele mandacaru da beira da estrada? Ser o mandacaru.

O mandacaru nasce pequenino, mas já se impõe entre as plantações com seus espinhos. Cresce chegando a alcançar quase cinco metros, verdinho, verdinho. Resiste às mais brabas secas que o sertão pode atravessar. Não necessita apanhar água a longa distância como eu, ele a armazena nas suas raízes e vai aos poucos utilizando-a para permanecer forte e imponente.

Seria eu um feliz mandacaru...

Um comentário:

  1. Não...vc seria um mandacaru triste, por não ser igual aquela mulher que peleja com sua lata de água na cabeça..aposto que todos os mandacarus admiram a bravura da sertaneja, com sua arte de segurar com toda a jinga de sua cintura aquela lata de água na cabeça e sente-se inojado de sua forma um tanto "parasitária" de armazenar água...PObres mandacarus e pobres mulheres, invejando-se á toa...Não sabem que são partes das mesmas belezas e bravuras do sertão! São peças do mesmo mosaico.

    ResponderExcluir