sexta-feira, 27 de agosto de 2010

No tempo da conquista de Conquista

Cadê o índio de Conquista? Interrogou-me algum conquistense...
Eu disse: talvez ele esteja no seu sangue...
De sobressalto respondeu-me a tal figura...
O que? impossível... sou descendente das primeiras famílias que tem raízes em João Gonçalves...
Ahhh... eu disse... então tens descendência em escravos....
Horrorizada a figura fulminou-me com um olhar abrasador...
Impossível, João Gonçalves era nobre...
Nobre, claro, (eu disse)mas era escravo forro...
Nobre porque se intitulou assim entre escravos e índios e como a clavina pertencia a ele, revogou o status de "sinhô"
O que é clavina? Me perguntou o conquistense...
Diante disto, respirei profundamente, mirei meu caminho e tomei meu destino sem olhar o que ficava...
Fui embora pensando... pensando...
O que Conquista é hoje?

Um comentário:

  1. Muito boa análise da história e da memória local sobre o papel dos indigenas e dos negros na Imperial Vitória...! Muitos são os esforçços nos vários sertões da Bahia para apagar as "origens" indigenas e negras de grande parte das classes dominantes locais, com "vergonha" de seu passado subalterno. Ainda bem que existe historiadores (as) comprometidos em mostrar ou contar outras versões da história, asssim como dar voz a outros grupos, quiçá principais, que também contruiram, a duras penas, a grandeza do nosso sertão. José Pereira - Admirador da historiadora e criadora deste blog

    ResponderExcluir