terça-feira, 21 de setembro de 2010

Discurso


Quando falei por mim e meus colegas...

COMO É BOM CELEBRAR A HISTÓRIA. MELHOR AINDA, É FAZER PARTE DA CONSTRUÇÃO DESSA HISTÓRIA. E HOJE, QUERIDOS AMIGOS, NOS JUNTAMOS AQUI PARA FORMARMOS O GRANDE ELO DA HISTÓRIA. ESSE ELO É A NOSSA AMIZADE. MAS... POR QUE HISTÓRIA? QUANTOS DE NÓS ESCUTAMOS E FIZEMOS ESSA PERGUNTA... POR QUE HISTÓRIA? SERIA APENAS PELA LEMBRANÇA DO PASSADO? NÓS, OS HISTORIADORES, SOMOS CONFUNDIDOS CONSTANTEMENTE COM O PASSADO. A NÓS, FOI DECRETADO QUE TEMOS DE DESVENDÁ-LO MAS, O QUE É O PASSADO PARA A HISTÓRIA? HOBSBAWM AFIRMOU QUE TODOS OS HUMANOS TÊM CONSCIÊNCIA DE SEU PASSADO E OS HISTORIADORES SÃO O BANCO QUE ASSENTA A MEMÓRIA DESSES TEMPOS IDOS. MAS NÃO É SOMENTE A NÓS QUE CABE O ESTUDO DO PASSADO OU DA SUA DIMENSÃO. AO PENSARMOS NOS QUATRO ANOS DE CURSO OU NO NOSSO TEMPO DE VIDA... OU MESMO NO TEMPO DE VIDA DE NOSSOS PAIS, CELEBRAMOS UM MARCO CRONOLÓGICO. AÍ, NECESSITAMOS DA HISTÓRIA PARA ISSO. MESMO QUANDO NÃO SABEMOS O PORQUÊ, ESTAMOS TRABALHANDO A HISTÓRIA. O IMPULSO EM DESVENDAR OS FATOS NOS CONDUZIU À CONSTRUÇÃO DO NOSSO CONHECIMENTO SOBRE A HISTÓRIA. FORAM QUATRO ANOS PARA QUE CHEGÁSSEMOS ATÉ AQUI, NESSA NOITE. ESSE TEMPO, MARCADO POR UMA DIVERSIDADE DE FATOS, NOS FEZ HOMENS E MULHERES DA HISTÓRIA. SOMOS HOJE APENAS PARTE DO QUE FOMOS HÁ QUATRO ANOS. NOSSA VIDA SE MODIFICOU, POIS NÃO SÓ ADQUIRIMOS CONHECIMENTO TEÓRICO, MAS TAMBÉM CONHECIMENTO SOBRE A HUMANIDADE. E COM AS PREMISSAS DE HISTORIADORES CONSAGRADOS, COMO MARC BLOCH, SEGUIMOS A NOSSA JORNADA SABENDO QUE “O OBJETO DA HISTÓRIA É, POR NATUREZA, O HOMEM”. SÃO OS HUMANOS QUE A HISTÓRIA QUER CAPTURAR . QUEM NÃO CONSEGUIR ISSO, DISSE BLOC, SERÁ APENAS, NO MÁXIMO, UM SERVIÇAL DA CIÊNCIA. NO COTIDIANO DO CURSO, QUANTOS HUMANOS DESCOBRIMOS NA SALA DE AULA... NÃO SOMENTE AQUELES GRANDES FEITORES DA HISTÓRIA, MAS OS QUE SENTAVAM AO NOSSO LADO. QUANTAS FACES ENXERGAMOS NOS NOSSOS COLEGAS, QUE SE TORNARAM TAMBÉM NOSSOS AMIGOS, NOSSOS COMPANHEIROS... QUANTAS FACES ENXERGAMOS NOS PROFESSORES, QUANDO SABIAMENTE NOS CONDUZIAM PELOS CAMINHOS DO CONHECIMENTO... COMO APRENDEMOS A NOS TORNAR MAIS HUMANOS, GRAÇAS A VOCÊS: PROFESSORES! VOCÊS QUE NOS AJUDARAM NÃO SOMENTE A CRESCER INTELECTUALMENTE, MAS TAMBÉM PELA FORÇA DA AMIZADE, A SERMOS HOMENS E MULHERES MELHORES! RECLAMAMOS? SIM, E COMO RECLAMAMOS... POIS A JORNADA FOI LONGA... PARA ALGUNS, MAIOR AINDA, POIS CONTINUAM NELA. E AO LONGO DESSE TRAJETO, PASSAMOS POR MUITAS PROVAÇÕES E CONQUISTAS. CRUZAMOS OS LAMPEJOS DA ANTIGUIDADE ACOMPANHADOS DE UMA BOA TAÇA DE VINHO; DESBRAVAMOS AS RUAS DA GRÉCIA E ROMA, VIAJAMOS COM ODISSEU. PENETRAMOS AS FLORESTAS DOS CASTELOS MEDIEVAIS. ADENTRAMOS O INFERNO DE DANTE. FOMOS À ÁFRICA, TENTAMOS ENCONTRAR A NASCENTE DO NILO. VOLTAMOS AO BRASIL CONTEMPORÂNEO, DE CAIO PRADO; VISITAMOS AS CIVILIZAÇÕES AMERICANAS, PARTICIPAMOS DAS INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA LATINA, ENTENDEMOS OS MOVIMENTOS SOCIAIS, CONHECEMOS LAMPIÃO, SEM NOS ESQUECER DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. PERCORREMOS O PERÍODO CONTEMPORÂNEO, ORQUESTRADOS PELAS ERAS DE HOBSBAWM. CULTIVAMOS E CONFRONTAMOS O TRADICIONALISMO COM A REALIDADE, DESVENCILHANDO O REAL DO IMAGINÁRIO, CONHECENDO AS PRIMAZIAS DAS REVOLUÇÕES. E, AINDA, MONTAMOS NOSSOS PLANOS DE AULAS, RECHEADOS DESSE CONHECIMENTO. CONHECIMENTO ESSE QUE NÃO SE ESGOTOU, MAS PERDURA. ESSA É A RAZÃO PELA QUAL PROSSEGUIREMOS NOSSA JORNADA EM BUSCA DO PRAZER DE CONHECER. CONHECIMENTO ESSE QUE NORTEOU A SALA DE AULA, ALIMENTADO PELO QUESTIONAMENTO. QUESTIONAMOS. E COMO QUESTIONAMOS... AS DÚVIDAS NÃO TINHAM MOMENTO PARA SURGIR. COMO ERA BOM! ÀS DEZ E VINTE E CINCO DA NOITE DE SEXTA, PRONTOS PARA IRMOS DESTINO AFORA, ELAS SALTAVAM... E SALTAVAM COM TAMANHA VEEMÊNCIA QUE ATÉ ESQUECÍAMOS QUE O ÔNIBUS PARTIRIA EM 5 MINUTOS. FICÁVAMOS RAIVOSOS, CURIOSOS, SORRIDENTES... FICÁVAMOS FELIZES... ÓH!!! QUANTAS METAMORFOSES KAFKIANAS ATRAVESSAMOS... QUANTOS RÓTULOS RECEBEMOS... E POR ISSO EU INSISTO... POR QUE HISTÓRIA? FOMOS CONVOCADOS A DESVENDAR AS PÁGINAS DO PASSADO, PARA ENTENDERMOS O PRESENTE E PENSARMOS O FUTURO, DE FORMA QUE PUDÉSSEMOS COMPREENDER A LIBERDADE DO HOMEM. O HOMEM É LIVRE... ÉRAMOS LIVRES QUANDO ENTRAMOS PARA O CURSO, SOMOS MAIS LIVRES AGORA... PARAFRASEANDO DOSTOIEVSKI, EU DIGO QUE: EM PRIMEIRO LUGAR, LIVRES... LIVRES QUANDO QUISEMOS ESTA VIDA; EM SEGUNDO LUGAR, LIVRES PELO FATO DE PODERMOS ESCOLHER O CAMINHO DESTA VIDA E A MANEIRA DE O PERCORRER;
EM TERCEIRO LUGAR, LIVRES PELO FATO DE, NA QUALIDADE DAQUELES QUE SOMOS, VOLTAR A SERMOS DE NOVO UM DIA, TER A VONTADE DE NOS DEIXARMOS IR, CUSTE O QUE CUSTAR, ATRAVÉS DA VIDA, E DE CHEGAR, ASSIM, AO NOSSO PRÓPRIO DESTINO. E ISSO POR UM CAMINHO QUE PODEMOS, SEM DÚVIDAS, ESCOLHER, MAS QUE, EM TODO O CASO, POR MEIO DA HISTÓRIA QUE CONSTRUÍMOS JUNTOS, FORMA UM LABIRINTO QUE NOS UNE E QUE NOS TOCA NOS MENORES RECANTOS DESTA VIDA.
COLEGAS FORMANDOS... FOI CONTRA VÁRIAS ADVERSIDADES QUE CHEGAMOS ATÉ ESSE DIA. A LUTA FOI ÁRDUA E SOMENTE POR MEIO DA UNIÃO DA “FALANGE”, SOMOS HOJE VITORIOSOS. ESTAMOS AQUI, TAMBÉM, REPRESENTANDO OS QUE, POR DIVERSAS RAZÕES, FICARAM PELO CAMINHO. MAS QUE DEIXARAM SUAS MARCAS EM NOSSAS VIDAS. POR ISSO... NÃO SOMOS MAIS OS MESMOS... SOMOS HOJE MAIS COMPLETOS, MAIS HUMANOS E, COM CERTEZA, LEVAREMOS EM NOSSAS VIDAS ESSAS EXPERIÊNCIAS QUE NOS TORNARAM PESSOAS MELHORES... É POR ESSA RAZÃO QUE HOJE, TAMBÉM LEMBRAMOS AQUELES QUE FICARAM ALÉM DOS MUROS DESSA UNIVERSIDADE, AO SE ESBARRAREM NA PAREDE DO VESTIBULAR. MAS QUE DESEJARIAM, COM INTENSIDADE, ESTAR AQUI CONOSCO. É... A BATALHA FOI MESMO LONGA... DE QUANTAS COISAS ABRIMOS MÃO PELA LEITURA DOS LIVROS... QUANTOS AMORES DEIXAMOS DE VIVER, PARA PODERMOS ESTUDAR... QUANTAS CONVERSAS DEIXAMOS DE TER COM NOSSOS AMIGOS... QUANTAS AUSÊNCIAS DOS NOSSOS LARES, DO ACONCHEGO DO COLO DE NOSSOS PAIS... E QUANTAS VEZES FICAMOS SEM DORMIR... OU DORMIMOS SOBRE OS LIVROS... QUANTO CONHECIMENTO PARA APREENDER, DEGUSTAR E ELABORAR!!! E A QUEM PERTENCE ESSE CONHECIMENTO? NO PRIMEIRO MOMENTO, ÉRAMOS CONVICTOS DE QUE ESSE SABER PERTENCIA A VOCÊS, PROFESSORES. HAVIA UM HIATO DE CONHECIMENTO QUE NOS SEPARAVA. MAS FOI POR MEIO DA DEDICAÇÃO AO MINISTRAREM AS AULAS, QUE PUDEMOS CRIAR UMA PONTE, QUE POSSIBILITOU A NOSSA TRAVESSIA PARA, JUNTOS, FORMARMOS UM CONJUNTO DE SERES HUMANOS DEPENDENTES UNS DOS OUTROS, A FIM DE ADQUIRIR O SABER. MESTRES... NOSSOS ESPELHOS... BEBEMOS DO SABER ADQUIRIDO POR VOCÊS AO LONGO DE SUAS JORNADAS... SABÍAMOS QUE, UM DIA, VOCÊS FORAM COMO NÓS. SENTARAM NOS BANCOS DAS UNIVERSIDADES, TIVERAM DIFICULDADES, DÚVIDAS, MAS AS SUPERARAM... POR ISSO: VOCÊS FORAM SEMPRE OS NOSSOS ESPELHOS!!! A VOCÊS MESTRES, SOBRETUDO, AGRADECEMOS O CARINHO, A DISPONIBILIDADE E A RESPONSABILIDADE NA PARTILHA E NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. MESTRES... MUITO OBRIGADA! E AOS SENHORES, PAIS... QUE FORAM NOSSOS PRIMEIROS MESTRES, NOS ENSINARAM AS PRIMEIRAS PALAVRAS, OS PRIMEIROS PASSOS, CONDUZIRAM-NOS PELO CAMINHO DO BEM, ENSINARAM-NOS A VENCER NOSSOS MEDOS E A ENCONTRAR NOSSO CAMINHO NO MUNDO. QUEREMOS PEDIR PERDÃO PELOS MOMENTOS DE AUSÊNCIA, DE NERVOSISMOS, ANSIEDADES, IMPACIÊNCIA, PORQUE ISSO É PRÓPRIO DE UM ESTUDANTE TENTANDO SE ENCONTRAR NO MUNDO DO CONHECIMENTO. TEMOS A CERTEZA DE QUE SEMPRE FOMOS COMPREENDIDOS POR VOCÊS. POR ISSO, DEDICAMOS A VOCÊS ESSA VITÓRIA. A VOCÊS, PAIS, QUE TANTO AMAMOS: MUITO OBRIGADA! COLEGAS FORMANDOS... NOSSAS VIDAS, NESSA JORNADA, FOI UMA PARTILHA CONSTANTE. NOSSA AMIZADE FOI, DIA A DIA, SE SOLIDIFICANDO. ELA ULTRAPASSOU AS PAREDES DA SALA DE AULA, FOI SE EXTENDENDO NOS ÔNIBUS, NOS BARZINHOS, NAS REUNIÕES EM NOSSAS CASAS, ONDE DIVIDÍAMOS NÃO SOMENTE UMA BEBIDA, MAS TAMBÉM PARTILHÁVAMOS NOSSAS DÚVIDAS, NOSSOS SABERES, CONCEITOS E, SOBRETUDO, NOSSOS SONHOS. A NÓS AGORA, CAROS FORMANDOS, FOI CONFIADA A PARTILHA DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO. SOMOS RESPONSÁVEIS PELO DESPERTAR DO SABER NOS EDUCANDOS QUE SERÃO A NÓS CONFIADOS. DEVEMOS DESEMPENHAR EM SALA DE AULA AS FUNÇÕES EDUCACIONAIS CAPAZES DE SUSCITAR NOS NOSSOS ALUNOS UM CONHECIMENTO ADQUIRIDO POR MEIO DA CURIOSIDADE E QUESTIONAMENTOS SOBRE SI E SOBRE SUA SOCIEDADE. PARA QUE CADA ALUNO ENTENDA E QUESTIONE O HOMEM NESSE UNIVERSO. ESSE É O PAPEL DO PROFESSOR DE HISTÓRIA. E VOLTA A PERGUNTA: POR QUE HISTÓRIA? A HISTÓRIA É MESMO À PROVA DO TEMPO? PODEMOS APREENDER O TEMPO? SOMOS MESMO HOMENS E MULHERES DO TEMPO? PODEMOS ATÉ NÃO TER CERTEZA DAS RESPOSTAS. TALVEZ ELAS AINDA ESTEJAM EM CONSTRUÇÃO. MAS O QUE CONFIRMAMOS AQUI HOJE E QUE JÁ FOI CONSTRUÍDO POR NÓS, É A CERTEZA DE QUE PODEMOS SEMPRE RETORNAR NO TEMPO. AOS TEMPOS IDOS, POR MEIO DA MEMÓRIA ETERNAMENTE CULTIVADA. TUDO PASSA... VERDADES, CONCEITOS, SENTIMENTOS. MAS AS LEMBRANÇAS, ESSAS PERMANECEM. E É POR MEIO DELAS QUE RETORNAREMOS SEMPRE AO NOSSO TEMPO. TEMPOS DE JUVENTUDE, TEMPOS DE FACULDADE... ESSE TEMPO AQUI... NOSSO TEMPO! E VOLTO A PERGUNTAR: POR QUE MESMO HISTÓRIA? HISTÓRIA, PORQUE QUERÍAMOS CONHECER O HOMEM. E ASSIM, ACABAMOS CONHECENDO A NÓS MESMOS... HISTÓRIA, PORQUE QUERÍAMOS SABER A ESSÊNCIA DE NOSSAS VIDAS... HISTÓRIA PELO QUE ELA É, E PORQUE ELA PODERIA SER. MAIS QUE ISSO, PELO QUE ACONTECEU, COM O QUE PODE VIR A ACONTECER. NÃO SOMOS DAQUELAS PESSOAS QUE APENAS LÊEM SOBRE O QUE SE PASSOU... NÓS ANALISAMOS, INTERPRETAMOS E INCORPORAMOS, EM NÓS, A PARTE QUE NOS INEBRIA, QUE NOS FAZ SENTIR A VIDA. ASSIM SENDO, HISTÓRIA PORQUE NÃO HAVIA MAIS NADA QUE PUDÉSSEMOS FAZER... PORQUE SENÃO, NÃO SERÍAMOS NÓS!

MUITO OBRIGADA!
RENATA FERREIRA DE OLIVEIRA – (ORADORA)
SETEMBRO DE 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário